segunda-feira, 22 de março de 2010

O DEZ - Dez moedas malditas circulam entre nós.

“Dez histórias. Dez moedas malditas circulam entre nós” compõem a série “O DEZ”, um projecto multiplataforma resultante da parceria do SAPO, RTP e Stopline.

O DEZ - Prólogo
Quando Cipião - General romano - quis conquistar as terras da Lusitânia, encontrou pela frente um chefe guerreiro - Viriato.
Um traidor foi contratado para fazer o que legiões de soldados não haviam conseguido.
O preço do sangue de Viriato - DEZ moedas malditas que se perderam na noite do tempo, até que dez viúvas, dez séculos depois, descobriram o tesouro esquecido... e as DEZ moedas voltaram a circular entre os homens...


O DEZ: EP1 - O Barbeiro
Uma estudante de cinema tenta visualizar um filme de um actor português desaparecido... encontra um filme especial e uma moeda misteriosa...


O DEZ: EP2 - Mudar de vida
Belmiro, um sem-abrigo que perdeu tudo menos a malandrice, não consegue resistir à cobiça quando vê a moeda preciosa. Luís, um outro sem-abrigo, recebeu esta moeda de Rita, uma jovem voluntária que distribui sopa de carne aos moradores da rua. Quando sabe que Rita disse ao colega para lhe devolver a moeda no dia em que decidisse deixar aquela vida, Belmiro convence-o, com tretas e patranhas de maldições antigas, a enterrá-la num local ermo.


O DEZ: EP3 - Amnésia
Filipe acorda estendido no chão, numa sala de uma casa abastada, a sangrar da cabeça, com uma pistola caída ao lado. Não se lembra de nada. Em ambiente de grande urgência e tensão, duas mulheres jovens, Inês e Sara, contam-lhe versões contraditórias da sequência de eventos que o conduziram aquele local naquele momento. Em comum nas duas histórias, apenas o facto dos três estarem a assaltar a casa para roubar uma antiga e preciosa moeda romana.


O DEZ: EP4 - Gnósis
Benjamim é escritor e vive fechado no seu apartamento, obcecado com a ideia de que precisa de um sucesso para conseguir a independência financeira. Quando o seu reflexo no espelho lhe propõe um pacto fáustico, Benjamim acaba por aceitar, desde que lhe seja dado um sinal.


O DEZ: EP5 - Cara ou coroa
João é um estudante universitário que decide tudo na vida jogando ao ar uma moeda antiga. Cara ou coroa para responder A ou B num exame, seguir para a direita ou para a esquerda, fazer isto ou aquilo. Mas um dia conhece Maria, uma colega da universidade, que questiona a sua forma de conduzir a vida.


O DEZ: EP6 - Esqueleto no armário
Numa realidade alternativa, mas que espelha muitos aspectos da nossa, os mortos-vivos andam entre os cidadãos comuns, integrados na sociedade mas simultaneamente perseguidos e marginalizados. Madalena é um deles – uma zombie que trabalha num escritório, mantém um casamento feliz e sonha em adoptar uma criança, já que dar à luz está fora do seu alcance.


O DEZ: EP7 - Manobra de Heimlich
Rui perdeu um filho bebé, que morreu sufocado quando estava à sua guarda, com uma estranha moeda entalada na garganta. Desde aí vive obcecado com óbitos e probabilidades, tentando encontrar um padrão universal que lhe permita um dia alterar o destino e vingar-se da morte.


O DEZ: EP8 - O presente
Edgar tem uma vida monótona e triste, sonhando em ser outra pessoa. Nos momentos em que se sente mesmo mal, procura o antídoto no seu refúgio secreto: uma sala onde guarda, ainda por abrir, todos os presentes que recebeu na juventude. É aí, num desses presentes ainda fechados, que descobre uma moeda antiga, acompanhada por uma mensagem misteriosa de um amigo de que mal se recorda: “Cuidado com o que desejas”.


O DEZ: EP9 - Anestesia
Timóteo vive, sozinho, num armazém sinistro. Procura o isolamento absoluto, entregando-se a rituais estritos que repete diariamente, sempre da mesma maneira e pela mesma ordem: acordar; passar pelo corpo nú um aparelho detector de metais; marcar num quadro de anatomia humano o ponto onde o aparelho dá sinal; fazer exercício; estudar manuais de cirurgia e anatomia; e contratar prostitutas anónimas, nas quais pratica os conhecimentos aprendidos nesses manuais - com resultados dramáticos para elas.


O DEZ: EP10 - Epílogo
Uma equipa de filmagens filma a lenda das dez moedas malditas, mas as coisas não correm bem. O realizador é Rui, que conhecemos da “Manobra de Heimlich”, e está descontente com a história escrita pelo guionista, Benjamim (“Gnosis”). Outras caras conhecidas de outras histórias de “O Dez” fazem parte da equipa de filmagens.


Sem comentários:

Enviar um comentário